Realizado de forma gradual, o retorno principia nesta quinta-feira (26)
Ecoando, por mais de oito meses, a ausência dos risos inerentes à infância, os mais coloridos entre os corredores escolares voltarão, nesta quinta-feira (26), a ser percorridos por pequeninos pés. Afinal, as crianças matriculadas na Educação Infantil – cujos responsáveis autorizaram-nas a voltar a frequentar a instituição de ensino, passarão a assistir às aulas presencialmente.
Por isso, desde a segunda-feira (23), a Escola Notre Dame Menino Jesus está preparando a sua comunidade educativa para essa retomada.
Naquela manhã, deparando-se com a ampla sinalização dos ambientes voltados à convivência e à socialização de saberes – de modo a enfatizar as posturas protetivas que devem ser seguidas rigorosamente por todos -, docentes e funcionários vivenciaram as medidas elencadas no protocolo elaborado com consultoria de profissionais da saúde, visando prevenir a proliferação do novo coronavírus.
Mais que terem a temperatura corporal aferida, terem os seus calçados e pertences pessoais higienizados e terem assegurado o correto distanciamento interpessoal, os colaboradores, devidamente protegidos por máscaras, submeteram-se a testes capazes de identificar o contágio pelo Sars-CoV-2 – em conformidade com o decreto municipal que autoriza os educandários privados de grande porte a ofertar atividades pedagógicas de forma presencial.
Observando como os espaços escolares foram instrumentalizados para que os cuidados pessoais sejam rigidamente mantidos, fosse com a instalação de dispensers de álcool em gel, com a demarcação do afastamento entre os indivíduos ou com a orientação do fluxo de pessoas, os docentes e funcionários também participaram de treinamento, no qual todo o protocolo sanitário da Rede de Educação Notre Dame foi revisado.
Além disso, receberam os Equipamentos de Proteção Individual que serão, imprescindivelmente, utilizados para que desempenhem os seus ofícios.
Já na tarde de quarta-feira (25), as crianças que voltarão ao convívio presencial puderam visitar os ambientes escolares.
Acompanhadas por seus responsáveis e em horários previamente agendados, de modo a evitar aglomeração, elas foram apresentadas às regras que nortearão a sua rotina.
Retomada das atividades presenciais para as demais etapas de ensino:
Nas próximas duas semanas, as crianças e os adolescentes matriculados no Ensino Fundamental também poderão voltar a frequentar o educandário. Aqueles cujos responsáveis optarem pela manutenção do ensino remoto, assim como ocorrerá na Educação Infantil, terão garantida a excelência pedagógica que é peculiar à Escola Notre Dame Menino Jesus.