Realizada em parceria com instituição de Ensino Superior, atividade propicia o desenvolvimento das habilidades de criação
24 de novembro de 2020 Notícias, Portal

IMG_8810 (Copy)Visando à promoção da cultura maker, a Escola Notre Dame Menino Jesus entregou às crianças matriculadas na Educação Infantil, por meio de um drive-thru, diferentes peças em MDF que, ao desfiarem os educandos a montá-las, favoreceram o desenvolvimento de competências essenciais para criar e modificar objetos dos mais variados tipos e funções.

Os elementos, compondo o kit que seria manipulado nos encontros virtuais das turmas, foram idealizados em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED, por meio de atividade de design colaborativo.

Após terem sido projetadas pela Doutora Andrea Mussi e pela mestranda Luísa Deon, junto às educadoras da instituição de Ensino Básico, as peças foram confeccionadas digitalmente, por meio de impressora 3D, antes de chegarem às pequeninas mãos, motivando as crianças a, apropriando-se do pensamento computacional, raciocinar logicamente e realizar.

56263 (Copy)Para tanto, o kit composto por quatro diferentes formas geométricas encaixáveis, bem como parafusos e ferramentas produzidos a partir de material biodegradável, desafiou-as a analisar os tipos de encaixe,  criando os seus próprios brinquedos.

1 (Copy)Dessa forma, como explica Andrea, os educandos tiveram aumentado o seu repertório de recursos disponíveis para desenvolver competências e habilidades requeridas no mundo contemporâneo, como a resolução de problemas, a proatividade e a criatividade. “Ao colocarem a mão na massa, usar novos recursos tecnológicos e criarem seus próprios brinquedos, as crianças lidam com mudanças e desenvolvem resiliência com o acerto e o erro, além da reflexão sobre como realizar cada desafio proposto”, prossegue.

O potencial criativo, segundo a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Caroline Hirt Corrêa, também foi explorado posteriormente, uma vez que as crianças foram incentivadas a utilizar as peças restantes para elaborar algo relacionado à narrativa de “O Pequeno Príncipe” – cuja leitura foi recomendada pelo projeto institucional “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável”.

Confira, nas fotos, a alegria motivada pela entrega dos kits:

  • Escola Notre Dame Menino Jesus