Aplicativo de realidade aumentada é utilizado como ferramenta pedagógica na Escola Notre Dame Menino Jesus
16 de dezembro de 2015 Notícias, Portal

Durante o segundo semestre letivo, os estudantes matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus vivenciaram diversas experiências relacionadas ao projeto pedagógico “De geração em geração, contando histórias”, que norteou os estudos do segmento, nesse período.

As ações foram inspiradas na obra “A colcha de retalhos”, da Notre-Dame (2)escritora Nye Ribeiro, e tiveram como objetivo o de estimular os educandos a vivenciar e compreender sentimentos como a saudade, o carinho e o amor. Por isso, ao longo do semestre, além do tema orientar estudos em sala de aula, ele inspirou os educandos para que produzissem textos e desenhos, registrados cadernos de poesias das turmas.

Outra atividade que despertou a atenção dos educandos foi a que utilizou como ferramenta o aplicativo de realidade aumentada “Aurasma”. Para realizá-la, ainda inspirados pela obra, eles foram desafiados a preparar, com o auxílio de suas avós, pratos tradicionais nas suas famílias, a fim de leva-lo à Escola para que apresentassem suas características aos colegas. Além de esclarecer a origem, os ingredientes e o modo de preparo da receita, os pratos foram degustados pelas crianças.

A apresentação de cada receita foi filmada pelas educadoras e os vídeos foram transferidos para o aplicativo. Por meio dele, como Notre-Dame (21)atividade de culminância do projeto, os estudantes assistiram a uma aula especial, na Sala Tecnológica, na qual aprenderam a utilizar o Aurasma para acessar os arquivos, por meio de tablets.

Conforme a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Vaneli Dorneles, as ações do projeto possibilitaram que os estudantes buscassem a história de suas famílias e aprendessem a trabalhar com as novas tecnologias, contrastando, assim, o passado com o presente e o futuro.

  • Escola Notre Dame Menino Jesus