Atividades físicas foram realizadas por estudantes, educadores e funcionários da instituição de ensino
A prática de atividades físicas regulares é, comprovadamente, uma aliada da saúde. Afinal, um grande número de estudos científicos aponta os exercícios como responsáveis por diminuir a incidência de doenças crônicas, da obesidade e até do câncer. Tais benefícios, contudo, são obtidos mesmo que a atividade física praticada não seja intensa ou tenha curta duração. Uma pesquisa, divulgada recentemente pela Universidade de Harvard (EUA), demonstrou que qualquer movimento é bom e faz bem.
E foi, justamente, o movimento que foi vivenciado, nessa quarta-feira (25). No Dia do Desafio, ações comunitárias propõem a interrupção das atividades diárias para que, por 15 minutos, sejam praticados exercícios. Realizada anualmente na última quarta-feira do mês de maio, a iniciativa, criado em 1983, no Canadá, com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas, em prol da saúde e do bem-estar, estabelece uma competição entre cidades de porte semelhante. Em 2016, a adversária de Passo Fundo na disputa saudável é a cidade venezuelana de Carora.
Ao longo do dia, a comunidade educativa da Escola Notre Dame Menino Jesus foi somadas aos demais cidadãos que se envolveram na competição, participando da vasta gama de atividades físicas realizadas em espaços públicos e privados. No educandário, todos os segmentos escolares, educadores e funcionários participaram de caminhadas, alongamento e atividades aeróbica, adequados à cada faixa etária e orientados por educadora física, contabilizando cerca de 1100 participantes.
Ainda que não se saiba qual cidade mobilizou mais cidadãos na disputa, os vitoriosos já são conhecidos: são todos aqueles que aceitaram o desafio de sair da rotina para exercitarem-se, como um estímulo à adoção de hábitos mais saudáveis.