A fim de dar sequência ao aprimoramento humano e profissional proporcionado, periodicamente, pelas instituições de ensino Notre Dame aos seus funcionários e gestores, a Escola Notre Dame Menino Jesus realizou, na segunda-feira (25), mais uma edição do Encontro de Formação Continuada. Realizado mensalmente, ele objetiva aprofundar o conhecimento, de forma teórica e prática, sobre as dez competências esperadas dos colaboradores Notre Dame – elencadas em consonância com as constituições da mantenedora da Rede de Educação, a Congregação de Nossa Senhora, e os valores cristãos.
Em abril, os funcionários foram acolhidos pelo administrador da Escola, Fagner Vieira, que palestrou sobre como a organização do ambiente de trabalho influencia no desempenho profissional. Em seguida, a agente de Pastoral Escolar, Ir. Ivete Costella, conduziu um momento de espiritualidade e reflexão sobre Santa Júlia Billiart e, após oração para aquela que é a mãe espiritual da Congregação, os colaboradores participaram de dinâmicas, organizadas pela psicóloga organizacional Valdirene Triches, por meio das quais compreenderam e exercitaram duas das competências: Organização e Visão Sistêmica.
Divididos em grupos, eles montaram quebra-cabeças, numa alusão à necessidade de enxergar a instituição como um todo, a fim de manter o seu bom funcionamento. Os colaboradores ainda foram convidados pela psicóloga a assistirem pequenos vídeos relacionados a cada uma das habilidades aprofundadas nessa edição do Encontro, com o intuito de que se sintam estimulados a estabelecer prioridades e a otimizar procedimentos, em favor da eficácia. Além disso, incentivaram-nos a buscar compreender o todo da Escola, a partir da identificação das suas “partes”, percebendo a interação e interferência de uma sobre as demais.