O combate ao mosquito Aedes Aegypti continua sendo pauta de atividades realizadas na Escola Notre Dame Menino Jesus, a fim de promover a conscientização de sua comunidade educativa sobre como evitar a proliferação do inseto que transmite a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.
Na sexta-feira (08), por exemplo, os educandos matriculados no Nível III da Educação Infantil receberam a visita da integrante do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Greice da Rocha, e da acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo, Marta Rigoni. As convidadas conversaram com os estudantes sobre as medidas necessárias para que o mosquito não se reproduza, quais são os principais sintomas das doenças transmitidas por ele e como cada uma delas é tratada. Na oportunidade, os estudantes também observar as diversas fases de crescimento do inseto, desde o estágio de larva, até a vida adulta.
Ao final da tarde, os responsáveis pelos educandos também foram convidados a participarem do combate ao mosquito. Nas salas de aula do segmento, eles auxiliaram as crianças a confeccionar cartazes informativos sobre como eliminar possíveis criadouros do transmissor, ou seja, recipientes que possam acumular água. O material produzido coletivamente foi exposto nas próprias salas e nos corredores do educandário, a fim de que a conscientização transcenda esse nível de ensino e chegue até os demais.
Pequenos, mas grandes agentes de saúde
Antes de realizar a tarefa, contudo, os familiares dos estudantes, foram recebidos na Escola por um grupo de crianças matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental que, além de dar as boas-vindas, entregou-lhes informativos com dicas de combate ao mosquito e, consequente, prevenção das doenças. O material foi redigido e desenhado pelos próprios estudantes, depois de realizarem uma série de pesquisas e de investigações sobre o assunto, desenvolvidas desde o início do ano letivo.