Antecedendo a volta às aulas, mais de 270 educadores Notre Dame do Rio Grande do Sul participam de atividades de reencontro e de ambientação, além de momentos de reflexão, de capacitação e de planejamento do novo ano letivo, após o carnaval, durante a realização da Semana Pedagógica da Rede de Educação Notre Dame.
Recepcionados em suas instituições de ensino de origem, na quarta-feira (10), para que sejam acolhidos e orientados pelas respectivas equipes diretivas e coordenadores, os docentes dos mais diversos níveis de ensino do Colégio Notre Dame Aparecida, de Carazinho, e do Colégio Notre Dame, da Escola Notre Dame Menino Jesus e da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, todos de Passo Fundo, também terão sua integração possibilitada.
Na quinta-feira (11), eles assistem, na instituição de ensino carazinhense, à palestra “Da experiência de aprendizagem ao sentido de aprender: desafios pedagógicos para o século XXI”, ministrada pelo doutorando em Educação, Augusto Niche. Ainda em Carazinho, os educadores vão participar de oficinas formativas variadas que, de acordo com a coordenadora Pedagógica da Rede de Educação Notre Dame, Ir. Elci Favaretto, vão permitir que socializem perspectivas e experiências, além de desenvolver e exercitar novas habilidades e competências. “Ações como essas reforçam a identidade e a unidade da Rede de Educação Notre Dame, através da formação comum de seus educadores”, comenta a religiosa.
No dia seguinte, enquanto os docentes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, reunidos por Área do Conhecimento e por nível de ensino, estiverem planejando as atividades diversificadas, as abordagens interdisciplinares dos conteúdos programáticos, as avaliações multidisciplinares e o desenvolvimento de projetos pedagógicos que devem nortear a ano letivo de 2016, os da Escola Santa Isabel vão ter o seu primeiro encontro com as crianças que vão orientar na construção dos saberes.
Volta às aulas
Se na instituição de ensino assistencial, as aulas iniciam já na sexta-feira (12), para os mais de 2650 estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, o ano letivo inicia somente na semana seguinte. Os estudantes de 2º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio do Colégio assistem à primeira aula de 2016, em horário regular, na segunda-feira (15). O mesmo acontece com os de 2º Ano ao 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Menino Jesus.
Para os estudantes de Educação Infantil e de 1º Ano do Ensino Fundamental de ambas as escolas, as aulas têm início na terça-feira (16), após reunião realizada no dia anterior, durante a tarde, entre seus responsáveis e educadores.