Sob o olhar atento e curioso dos estudantes de Nível II da Educação Infantil, piratas invadiram o pátio da Escola Notre Dame Menino Jesus e distribuíram espadas feitas de balão, tapa-olho e moedas de chocolate. A atividade lúdica foi organizada com o objetivo de dar início às atividades relativas ao Projeto “Na terra da magia: a vida dos piratas”, que, com esses estudantes, é desenvolvido através de contações de histórias.
No caso da Educação Infantil, conforme esclarece a coordenadora pedagógica do segmento na Escola Notre Dame Menino Jesus, Vaneli Dornelles, a intenção do Projeto é a de fazer com que os estudantes se sintam atraídos pelas histórias contadas e comecem a desenvolver o gosto pela literatura. Para isso, após ouvirem as narrativas que envolvem, especialmente, os personagens com os quais se encontraram na tarde de terça-feira (14), nesse primeiro semestre letivo, os estudantes vão participar de brincadeiras e aprender canções ligadas à pirataria. “A ideia é envolver as crianças nesse universo de imaginação e aventura que os interessa, além de associar conhecimentos ao tema “piratas” – como a navegação, os tipos de embarcações e a localização espacial – de forma que se sintam instigados a estar em contato com mais e mais narrativas e conhecimento”, comenta.
Dessa forma, a Escola pretende que seus educandos, antes mesmo da alfabetização, conheçam o potencial de encantamento e de aprendizado associado à leitura e, assim, sintam-se incentivados a manter-se em contato com a literatura.