Em atividade desde 2005, o Integral Notre Dame é uma proposta pioneira em Passo Fundo, pensada para as famílias de Educação Infantil e Fundamental I que buscam espaço acolhedor e atendimento diferenciado para as crianças. No turno inverso ao da escolaridade, os estudantes participam de atividades esportivas, aulas de língua estrangeira, momentos de relaxamento e descontração, além de receberem alimentação equilibrada e orientação para estudo.
A proposta educativa do Turno Integral contempla oficinas ministradas por profissionais capacitados, que buscam inserir práticas diferenciadas no cotidiano do estudante. Além disso, o Integral da Escola Menino Jesus, com capacidade de atendimento de até 80 estudantes, com idades entre três e onze anos, oferece horários para lazer, estudos dirigidos, descanso e refeições orientadas por nutricionista.
Os estudantes inscritos no turno inverso ao das aulas – podendo optar por freqüência de três ou cinco dias semanais – vivenciam novas oportunidades que ampliam seu desenvolvimento humano, social e educacional, como afirma a coordenadora do Turno Integral da Escola Notre Dame Menino Jesus, Elenice Mezzomo. “A convivência ampliada, a partilha de experiências e as atividades propostas e acompanhadas por profissionais qualificados – que respeitam as faixas etárias dos estudantes, mas propõem a descoberta do conhecimento, de forma lúdica e prazerosa – propiciam o desenvolvimento integral dos estudantes”, destaca.
Além de participar das oficinas que integram o cotidiano do ensino em Turno Integral (psico-motricidade, culinária, línguas estrangeiras e de recreação), os estudantes podem participar dos cursos livres e atividades extra-classe oferecidos pela instituição de ensino: mini-tênis, vôlei, futsal, basquetebol, judô, xadrez, flauta, violão, coral, dança moderna e folclórica.
A partir de um processo pedagógico com fundamentação teórico-afetiva para a construção do conhecimento, potencializando as competências de cada educando, na Escola Notre Dame Menino Jesus, a prática educativa desenvolve-se no diálogo, na construção de regras coletivas, no respeito mútuo e na autonomia. O que se evidencia, especialmente, no ensino em Turno Integral.