Depois de mais de 60 dias desfrutando do período de férias, os educandos voltaram a preencher os ambientes pedagógicos da Escola Notre Dame Menino Jesus com a alegria e a empolgação que lhes são tão características.
Na terça-feira (11), foram os estudantes inscritos do 1° ao 9° Ano do Ensino Fundamental que deram início a uma nova jornada de aprendizado. Por isso, foram recepcionados no educandário por animadores do Grupo de Teatro Timbre de Galo, que delinearam sorrisos nas expressões onde a expectativa se deixava ler. Adentrando as instalações escolares para irem ao encontro dos colegas, os educandos que assistem às aulas pela manhã participaram, então, de um dinâmico momento de acolhida e espiritualidade, conduzido pela Direção, pelas Coordenações e pela Pastoral Escolar. Aqueles cuja escolaridade se dá à tarde, por sua vez, foram conduzidos pelos responsáveis até as salas de aula onde viverão novas experiências, sendo acolhidos pelos docentes responsáveis pelas turmas.
Já na quarta-feira (12), foram as crianças matriculadas na Educação Infantil que, amparadas pelos familiares, rumaram às suas respectivas salas de aula, retornando ou dando início à vida escolar. Nesses que são os principais espaços de ensino e aprendizagem da etapa de ensino, a equipe pedagógica esperava pelos educandos, demonstrando animação para guiá-los, em segurança, pelo seu percurso formativo.
Para que os laços de afetividade e confiança necessários para a adaptação dos estudantes à rotina fossem criados, os docentes também propuseram uma atividade lúdica, na qual crianças e adultos puderam conhecer-se mutuamente.
Restrição de aparelhos eletrônicos portáteis
Com a implementação da Lei Federal 15.100/2025, que que restringe o uso de celulares, tablets e demais dispositivos eletrônicos portáteis durante todo o período escolar, exceto com fins pedagógicos e de acessibilidade, a Rede de Educação Notre Dame elaborou o Pacto de Convivência Digital entre Escola e Família. Elucidando as circunstâncias em que os aparelhos poderão ser utilizados, além de estabelecer as sanções e medidas aplicadas ante o descumprimento da norma, o documento foi detalhado aos responsáveis pelos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental II, em reuniões conduzidas pela Equipe de Gestão Escola e Pedagógica.
Nelas, frisou-se o compromisso familiar de dialogar com as crianças e os adolescentes sobre uso consciente de tais aparatos tecnológicos, bem como de orientá-los ao seguimento das regras impostas pela instituição de ensino. Por fim, o vice-diretor da Escola Notre Dame Menino Jesus, Maurício Paim, esclareceu dúvidas sobre as medidas que visam promover o uso saudável e responsável da tecnologia para que o espaço de aprendizado seja ainda mais enriquecedor.