Acolhidos pela Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica da Escola Notre Dame Menino Jesus, os docentes retomaram, na quarta-feira (5), suas atividades profissionais. Ao adentrarem a instituição de ensino, foram saudados pela diretora escolar, Cátia Teixeira Sauer, que enfatizou as alegrias decorrentes da proximidade de um novo ano letivo, além de apresentá-los ao vice-diretor do educandário, Maurício Paim, e às Irmãs residentes e atuantes na comunidade educativa, bem como às coordenações educacionais e pedagógicas e às responsáveis pelo atendimento psicopedagógico.
Na sequência, os educadores aprofundaram-se no projeto pedagógico que, ao longo de 2025, irá propiciar às crianças e aos adolescentes a construção de múltiplos saberes. Intitulada “Sinergia Notre Dame Menino Jesus: conectando saberes para o futuro”, a iniciativa visa promover uma educação colaborativa e inovadora, unindo diferentes áreas do conhecimento em prol do desenvolvimento integral dos estudantes. Para compreender melhor seu funcionamento, docentes e monitores participaram da dinâmica “Somos formadores de corações e saberes”, na qual, divididos em grupo, precisavam elencar sentidos e elaborar uma escultura que representasse palavra “sinergia”.
Ainda durante os estudos preparatórios para a volta às aulas, os educadores participaram de treinamento conduzido pelos assessores pedagógicos da Rede de Educação Notre Dame, Junior Centenaro e Raquel Fortunato, por meio do qual conheceram o Pacto de Convivência Digital entre Escola e Família. Elaborado a partir da sanção da Lei Federal 15.100/2025, que restringe o uso de celulares, tablets e demais dispositivos eletrônicos portáteis durante todo o período escolar, exceto com fins pedagógicos e de acessibilidade, o documento elucida as circunstâncias em que os aparelhos poderão ser utilizados e estabelece as sanções e medidas aplicadas pelas escolas Notre Dame ante o descumprimento da norma, determinando os papéis de cada agente educativo para assegurar o respeito à legislação.
A equipe ainda vivenciou momentos de profunda espiritualidade, nos quais puderam inteirar-se do tema que norteará a Campanha da Fraternidade deste ano – “Fraternidade e Ecologia Integral” – e refletir sobre a Espiritualidade Notre Dame. Além disso, participou de capacitação a respeito das normas que balizam a educação inclusiva.