Ao se permitirem sair da tradicional rotina, com o intuito de conectarem-se com o seu estado de presença, cada educando inscrito no 7° Ano do Ensino Fundamental I da Escola Notre Dame Menino Jesus foi convidado a pensar sobre a temporalidade, a partir de uma perspectiva existencial. Para tanto, em uma imersão reflexiva ocorrida entre 21 e 22 de maio, os estudantes foram desafiados a deixar seus smartphones em casa para que, distantes da tecnologia e em contato com a natureza, pudessem pernoitar no Sítio Notre Dame São Miguel – a sede campestre da instituição de ensino.
O Acampamento Filosófico, que é promovido anualmente pelo educandário há mais de duas décadas, possibilitou uma interação respeitosa e harmoniosa entre os discentes, que estabeleceram regras de convivência, após um debate realizado no principiar das atividades.
Em uma programação que fortaleceu o espírito de equipe, por meio de jogos, desafios, esportes, sessão de cinema e análise, os partícipes puderam refletir, de modo crítico, sobre a existência temporal. Por isso, o educador de Filosofia e responsável pela proposta, Fábio Götz, lhes instigou à valorização da conscienciosidade, ou seja, dos atos de responsabilidade e comprometimento que devemos adotar, de maneira virtuosa, agindo de acordo com os princípios éticos e valores que guiam nossas escolhas. Após, pediu a todos que revisitassem o próprio passado, bem como visualizassem o futuro desejável, mantendo a consciência sempre desperta ao tempo presente.
Além de serem convidados a pensar e a dialogar sobre si, sobre a vida em sociedade e sobre grandes personalidades da Filosofia, o acampamento permitiu que os educandos vivenciassem momentos de lazer, desfrutando de um convívio pleno uns com os outros, uma vez que foram incentivados a não utilizar dispositivos de comunicação com o exterior.