Realizado nesta quarta-feira (20), ato inaugural saudou jovens matriculados em 14 instituições de ensino Notre Dame
Nas dependências do centenário Colégio Notre Dame Passo Fundo, um sentimento singular foi aflorado em meio à expectativa de viver um momento tão desejado. Isso porque, passados sete anos do último Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, também sediado em Passo Fundo, a alegria manifestou-se, vibrante e calorosa, nos rostos dos mais de 450 adolescentes paulistanos, cariocas, brasilienses e gaúchos que desembarcaram na cidade, durante esta quarta-feira (20), para a sétima edição do evento.
Inicialmente concentrados no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, os matriculados do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, vindos de 14 instituições, partiram em carreata, após entusiasmada integração, rumo ao mais antigo e longevo educandário fundado, no Brasil, pelas Irmãs de Notre Dame. Acompanhados pela equipe pedagógica das suas escolas de origem, os jovens saudaram os passantes, durante o percurso, balançando bandeiras que evidenciavam o orgulho sentido em ser Notre Dame.
Recepcionados pela contagiante energia de animadores, bem como pelo carisma das religiosas, à medida que desembarcavam na Avenida Brasil, os encontristas se dirigiam para o entorno do palco 360°, o qual foi montado no pátio do Colégio, em uma estrutura coberta que irá concentrar parte das atividades programadas para serem realizadas até o próximo sábado (23).
Para celebrar o momento ímpar na história de vida e na memória afetiva dos jovens, a cerimônia de abertura foi ambientada com uma playlist animada e precedida pela apresentação de cada unidade educativa participante, seguida pela saudação de boas-vindas, feita pela diretora do educandário que sedia este Encontro, Irmã Elci Favaretto. Durante o ato inaugural, a coordenadora do evento, Irmã Ivanes Filippin, destacou como o respeito, a generosidade e a simplicidade engrandecerão as vivências norteadas pelo tema “Alegria de ser Notre Dame”.
Integrando as ações comemorativas ao centenário da presença Notre Dame no Brasil, o VII Encontro Nacional da Juventude também exalta a trajetória secular das Irmãs. Por isso, a superiora da Província Nossa Senhora Aparecida, com sede em Canoas, enalteceu como as decisões tomadas durante a juventude impactam no porvir. “Há 100 anos, jovens mulheres fizeram uma escolha em suas vidas. Portanto, é o fruto da escolha das Irmãs, que vieram da Alemanha, que nos permite celebrar, com alegria, este dia tão bonito”, refletiu Irmã Shirle Maria.
Com o intuito de proporcionar vivências tão transformadoras quanto aquelas que foram vividas por milhares de jovens desde 1963, quando os eventos tiveram início, os participantes serão surpreendidos ao longo da movimentação, além de serem envolvidos em momentos de espiritualidade, oficinas pedagógicas multidisciplinares, atividades culturais e lúdicas. Para tanto, a superiora da Província da Santa Cruz, localizada em Passo Fundo, abençoou os encontristas, intencionando dias significativos para o fortalecimento dos sentimentos mais puros. “Vibrem, cantem, tenham amor pela vida, e que Deus conceda o que o coração de vocês mais desejar”, professou, Irmã Dirce Slaviero.