Felipe gostava muito de ir à casa da avó porque, além dos bolos e doces deliciosos com os quais o esperava, ela também contava histórias. Um dia, quando o neto a ajudava a fazer uma nova colcha, em meio aos retalhos coloridos, desenhados e cheios de história, os dois foram, juntos, reunindo e costurando lembranças.
Esse é o enredo da adaptação teatral assistida, na quinta-feira (24), pelos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus. Inspirada na obra “A Colcha de Retalhos”, escrita por Conceil Corrêa da Silva e Ney Ribeiro Silva, e protagonizada pelas educadoras do segmento, a encenação – apresentada em sala de aula – introduziu os educandos ao tema que norteará os estudos do segundo semestre letivo: os sentimentos.
Nas próximas semanas, os estudantes vão participar de diversas atividades pedagógicas, a fim de aprender e entender melhor sentimentos como a saudade, o amor e o carinho. Para isso, além do tema orientar estudos em sala de aula, cada turma terá um caderno de poesias no qual, a cada dois dias, um estudante será escolhido para registrar – com produções textuais e desenhos – um dos sentimentos sobre os quais refletem e apresentar sua percepção aos colegas.
Além disso, ainda inspirados pela obra representada, eles serão desafiados a buscar receitas de pratos preparados por suas avós e que os remetem a lembranças de pessoas e de momentos importantes.
Por fim, como atividade de encerramento do projeto pedagógico, cada turma irá confecfionar uma colcha de retalhos, que será exposta na instituição de ensino. Conforme a educadora Juliane Scottá, a intenção é de que, ao costurar os diferentes pedaços de tecidos, os estudantes compreendam que a história de cada um é como a colcha: formada por momentos de alegria, de tristeza, de saudade, etc. São essas experiências que tornam cada história de vida única.