Oportunizando a socialização de propostas elaboradas durante o ano, a Feira de Ciências Sustentáveis, realizada no sábado (12), marcou o encerramento de uma longa reflexão. Afinal, comprometida em fomentar soluções inovadoras para o equilíbrio de perspectivas ambientais, econômicas e sociais, a Escola Notre Dame Menino Jesus instigou os educandos à compreensão do papel das abelhas para o meio através do projeto pedagógico intitulado, “Polinizando Saberes”.
Antes de apresentar suas iniciativas e descobertas aos convidados, os estudantes debruçaram-se sobre aspectos específicos e puderam observar colmeias de abelhas sem ferrão. Afinal, a instituição de ensino foi a primeira escola de Passo Fundo a instalar meliponários e, desta forma, à medida que proporcionam aos estudantes o desenvolvimento da responsabilidade à preservação ambiental, também estimulam as habilidades socioemocionais imprescindíveis à vida.
Protagonistas de seu próprio aprendizado, os educandos se responsabilizaram inteiramente pelo compartilhamento das informações levantadas. “O seu compromisso em conscientizar os visitantes para a sustentabilidade também foi evidenciado durante a mostra, pois os estudantes recorreram aos jogos e às atividades dinâmicas para apresentar projetos e conteúdos”, comenta a coordenadora educacional do Ensino Fundamental, Adriane Grespan.
Além disso, o evento realizou o “Dia D de Descarte” em parceria com a Atitus Educação, o que permitiu o recolhimento de materiais, como, garrafas PET, tampas plásticas e, ainda, de remédios vencidos ou em desuso.