Ao dar início à vida escolar, a criança experiencia uma série de descobertas que lhe permitem sentir como parte do meio em que estão inseridas. Afinal, o convívio em sala de aula em muito se assemelha à vivência em sociedade.
Na Escola Notre Dame Menino Jesus, as habilidades inerentes ao convívio social são estimuladas a partir dos dois anos de idade, em crianças que aniversariam até o dia 31 de março. Desse modo, antes mesmo do que prevê a legislação nacional – a qual determina que crianças com quatro anos completos até a data precisam estar matriculadas em instituição de ensino -, elas são instigadas à autonomia, à colaboração e à empatia.
A opção familiar por antecipar o ingresso na rotina educativa é, segundo a coordenadora pedagógica, Caroline Hirt Correa, muito vantajosa. Afinal, ao passo que propicia a socialização, ela instiga o desenvolvimento integral dos educandos.
Compartilhando a alegria inerente às brincadeiras, sob o olhar afetuoso de um corpo docente capacitado, as crianças se reconhecem enquanto indivíduos e se sentem capazes de tornarem-se autoras do próprio aprendizado. “Toda atividade é realizada com intencionalidade pedagógica, seguindo o previsto na Base Nacional Comum Curricular e, igualmente, nas diretrizes da Rede de Educação Notre Dame, sem deixar de lado a singularidade de cada educando”, justifica Caroline.
Desse modo, é por meio de vivências de cultura digital, expressão corporal, contação de histórias, musicalização, psicomotricidade e, é claro, do brincar que as crianças se constroem como seres atuantes no mundo.
Mas, afinal, como inserir a criança na vida escolar?
Ainda de acordo com Caroline Correa, recomenda-se que tal inserção inicie antes mesmo do primeiro dia de aula. “É importante que a criança conheça o ambiente escolar juntamente com os seus familiares, durante a entrevista pedagógica, para que eles possam recordar a visita, motivando-a e encorajando-a a frequentar aquele espaço”, orienta. Portanto, é imprescindível que os responsáveis se sintam confiantes quanto à escolha da instituição de ensino.