Uma semana recheada por ritmos, brincadeiras e sabores tradicionais: assim foi a que antecedeu o Dia do Gaúcho – comemoração que remonta ao 20 de setembro de 1835, quando foi iniciada a Revolução Farroupilha –, no Colégio Notre Dame e na Escola Notre Dame Menino Jesus.
Entre a segunda-feira (14) e a sexta-feira (18), os estudantes matriculados em todos os segmentos educacionais oferecidos pelas duas instituições de ensino, puderam substituir os uniformes pelo colorido dos lenços, rendas e fitas que compõem a pilcha, e participaram de uma série de atrações diferenciadas, especialmente organizadas pelas coordenações e equipe diretiva, a fim de cultuar as tradições gaúchas.
Cafés de chaleira, mateadas, brincadeiras, declamações, apresentações de danças típicas e visitas ao Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda integraram a extensa programação, que resgatou o folclore e aprofundou os estudos sobre a cultura e a história rio-grandense.
Biblioteca com tradição
Durante os dias de comemoração, a Biblioteca Geral do Colégio Notre Dame foi palco de diversas apresentações artísticas, exposições e conversas sobre a cultura gaúcha.
Quem passou pelo espaço pôde conferir mostras de livros que contam a história do estado e de utensílios que fazem parte do dia a dia do gaúcho – como cuias, esporas e boleadeiras -, além de aprender mais sobre a Revolução Farroupilha, a vestimenta dos peões e os penteados das prendas.
Almoço campeiro reúne família Integral Notre Dame
Na quarta-feira (16), as famílias dos estudantes matriculados no Integral Notre Dame Menino Jesus foram convidadas a celebrar os costumes gaúchos.
No auditório da Escola, pais e responsáveis prestigiaram a apresentação de danças tradicionalistas, feita pelos estudantes que integram o grupo “Eu sou do Sul” – atividade extracurricular que trabalha com a dança folclórica gaúcha. Após, participaram de um almoço campeiro, onde degustaram pratos típicos como o carreteiro e a a linguiça campeira.