“Notre Dame Menino Jesus,
Sua história tão bonita
Com amor foi escrita
Por muitas mãos.
São oitenta anos
Do ontem no agora.
Nós somos a hora
Que está nascendo”
Nos versos do poema escrito por Irmã Neusa Schneider, exalta-se a trajetória que, balizada pela transformadora missão de educar, permite à Escola Notre Dame Menino Jesus celebrar o seu 80º aniversário.
Principiada oficialmente em 1941, a história da instituição de ensino remete ao século XVIII, quando Júlia Billiart idealizou a fundação de uma congregação voltada à formação integral de crianças e adolescentes. Afinal, foram as religiosas que compartilhavam do seu Carisma as que atentaram, enquanto atuavam na evangelização dos residentes na Vila Rodrigues, para o parco conhecimento acessado pelos filhos das famílias de ferroviários.
Imbuídas do espírito de ofertar àqueles meninos e meninas o aprofundamento dos saberes, permitindo-lhes vislumbrar um futuro com novos contornos, as Irmãs fundaram o segundo educandário Notre Dame em Passo Fundo.
Inicialmente chamada Escola Santa Teresinha, a instituição cresceu gradativamente, transformando-se em referência no mercado local. Para tanto, pautou-se pela modernidade dos espaços pedagógicos e pela afetividade de um corpo docente altamente capacitado. “Seguimos o princípio de sermos comprometidos com uma educação sem fronteiras”, sintetiza a diretora escolar, Rosane Werworn, enfatizando como a trajetória comemorada nesta quinta-feira (01) é esteada na bondade e na firmeza e norteada pela construção do conhecimento e pelo exercício da cidadania.
Foi assim que o educandário marcou a vida de milhares de passo-fundenses, tais como Rejane, Marcelo e Maurício.
“A minha vida escolar foi muito feliz. Por isso, meus filhos e meus netos também estudaram aqui”, justifica a matriarca da família Bernardon. “Aqui, crescemos com valores e tivemos respeitada a nossa individualidade e o nosso potencial”, conclui Rejane, feliz por festejar os 80 anos da instituição de ensino que serviu de palco para que construísse algumas das suas mais significativas lembranças.