Concomitantemente ao início da Quaresma, em 17 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) declararam aberta a quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Norteada pelo tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a mobilização pretende fomentar a reflexão acerca das polarizações e das violências que caracterizam a sociedade contemporânea – objetivo compartilhado pelas agentes de Pastoral da Escola Notre Dame Menino Jesus, Irmã Diana Pinheiro e Irmã Luísa de Luca, ao encontrarem-se virtualmente com as crianças e os adolescentes matriculados na instituição.
Nesta semana, por exemplo, foram os educandos que compõem as turmas do Ensino Fundamental que se debruçaram sobre tais questões, logo após terem sido apresentados às peças destinadas à divulgação da Campanha. “O cartaz nos mostra uma verdadeira ciranda da vida”, analisa Irmã Diana, enaltecendo que ele busca evidenciar a diversidade como aquilo que, enquanto humanidade, nos faz ricos.
Os estudantes ainda foram desafiados a pensar acerca de que atitudes e virtudes precisam aperfeiçoar individualmente, a fim de colaborar para que se alcance a sociedade fraterna e tolerante que se almeja.