“O Dia em que a Terra Parou”: de autoria de Raul Seixas, a música norteou uma atividade multidisciplinar voltada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental. Durante ela, os versos compostos em 1977 foram relacionados ao momento histórico que, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, estamos vivenciando.
Segundo a educadora Angelita Scottá, uma das idealizadoras da proposta, ela buscou descortinar aos adolescentes os bons ensinamentos deste cenário. “Muitos deles podem estar desmotivados pela drástica mudança que aconteceu em suas vidas. Por isso, buscamos apresentar-lhes um outro olhar, incentivando-os a ressignificar esta experiência”, revela.
Além disso, por meio de uma abordagem dinâmica e interativa, a atividade permitiu que os educandos construíssem saberes relativos às diferentes áreas do conhecimento.
Eles, por exemplo, compreenderam o contexto histórico em que a canção foi escrita, reconheceram as figuras de linguagem que a compõem, refletiram sobre o presente e identificaram as diferenças entre os vírus e as bactérias. “Oportunizamos, ainda, que eles pudessem manifestar as emoções despertadas pelo tema”, conclui Angelita.