Uma manhã para conversar com Deus e refletir sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente: assim foi a de sábado (15), para a equipe de gestão e educadores da Escola Notre Dame Menino Jesus. Na ocasião, eles participaram de um retiro – organizado pela agente de Pastoral Escolar, Ir. Maria Diva Scotá -, na Casa Santa Cruz.
O encontro, antecedido por café da manhã, contou com a realização de dinâmicas de grupo, além de ter tido a participação da Vice-Superiora da Província da Sana Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Ir. Lourdes Urban, que expôs aos participantes as orientações da Encíclica do Papa Francisco – “Laudato si – Sobre o Cuidado da Casa Comum”.
Escrito pelo pontífice e publicado pelo Vaticano no mês de junho, o texto está dividido em seis capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica e, também, sobre o novo estilo de vida que deve ser adotado pelo homem.
Com o documento, o Papa busca fazer com que as pessoas e as instituições reflitam sobre o cuidado com o meio ambiente. Por isso, ao longo do seu texto, ele convida a ouvir os gemidos da criação, exortando todos a uma conversão ecológica e a assumir a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”.
A Vice-Superiora Provincial, durante o retiro, deu ênfase ao Capítulo VI da Encíclica, que convida as pessoas a deixarem de lado o estilo de vida imposto pelo capitalismo – que as arrasta para o turbilhão de compras e gastos supérfluos – e a formarem uma aliança com o meio ambiente, a fim de combaterem a crise ecológica e de recuperarem os distintos níveis de equilíbrio: o interior consigo mesmo, o solidário com os outros, o natural com todos os seres vivos e o espiritual com Deus.