Com realização anual prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito pressupõe a integração de esforços, visando à conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres para a adoção de posturas capazes de garantir a segurança viária.
Por isso, a Escola Notre Dame Menino Jesus desenvolveu ações educativas, que tinham como público os próprios educandos e, consequentemente, seus familiares, além daqueles que circulam pelo seu entorno.
Atreladas ao projeto pedagógico intitulado “O Poder do Coração”, que objetiva favorecer o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, as iniciativas contaram com o apoio do Fórum de Mobilidade e Educação de Passo Fundo, do projeto Circulando Cidadania da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo e do Programa UniverCidade Educadora e Inteligente. Afinal, como enfatiza a coordenadora do projeto, Daniela dos Santos, as entidades empenham-se em evidenciar às crianças o seu papel enquanto cidadãs, especialmente no contexto do trânsito. “Isso vai ter reflexo no futuro, quando serão indivíduos responsáveis e conscientes”, antevê.
Entre as ações voltadas à construção de saberes e à sua socialização, estava a distribuição de multas simbólicas – nas quais os educandos do 3° Ano do Ensino Fundamental orientaram os condutores encontrados nas redondezas da Escola sobre o seu protagonismo em prol da segurança no trânsito.
Os estudantes do 4º Ano, por sua vez, participaram de oficinas práticas sobre como utilizar o transporte público e como trafegar nas vias, além de receber dicas da Polícia Rodoviária Federal. Por fim, foram imbuídos da responsabilidade de multiplicar tais conhecimentos.
Também de forma lúdica, as crianças matriculadas na Educação Infantil compreenderam que atitudes garantem a segurança de todos aqueles que transitam pelas vias. Afinal, receberam o alegre mascote do Centro de Formação de Condutores Janaína.