Escola Notre Dame Menino Jesus sugere cardápio para estudantes
A formação dos hábitos alimentares começa, ainda, nos primeiros anos de vida, quando a criança está desenvolvendo seu paladar e passa a aceitar ou não determinados alimentos. Pensando nisso e buscando nutrir e educar seus estudantes para uma alimentação equilibrada, a Escola Notre Dame Menino Jesus readequou o cardápio, sugerido aos responsáveis, incluindo vegetais entre os alimentos do lanche.
Desenvolvido por nutricionista, o menu foi adaptado levando em conta as necessidades diárias e nutricionais de cada faixa etária, ou seja, ele possui carboidratos, proteínas, equilíbrio das gorduras, além de vitaminas, minerais e fibras.
Conforme a diretora da instituição de ensino, Rosane Werworn, com a readequação, a Escola objetiva contribuir para a descoberta e manutenção hábitos alimentares saudáveis. “Determinado alimento pode não fazer parte da rotina alimentar da criança, mas quando ela vê seu colega comendo, sente vontade. Esse “comer junto” é que pode desenvolver o hábito saudável”, destaca.
A nutricionista responsável pela elaboração do cardápio, Patricia Folle, explica que o objetivo da sua readequação foi prevenir os desvios nutricionais, comuns na infância e adolescencia. “A intenção é proporcionar uma mudança de paradigmas e mostrar que lanchar não é apenas comer algo no intervalo. O lanche é uma refeição na qual deve ser levado em conta a composição, quantidade e qualidade dos alimentos, principalmente no que se refere às necessidades diárias das crianças”, explica.
O pais também têm papel fundamental no processo de construção dos hábitos conforme comenta a nutricionista. “O comportamento alimentar está diretamente ligado ao familiar, pois as crianças costumam copiar os atos dos pais. Por isso, mais do que recomendar, os pais devem ter um comportamento alimentar que sirva de exemplo”, destaca.
O lanche escolar, conforme sugerido no cardápio, pode ser trazido de casa, ou adquirido na cantina da instituição de ensino, que ofecerece todos os alimentos, adaptando-se aos objetivos da Escola, em prol do estímulo aos hábitos saudáveis.