Uma prática que remonta ao início da civilização, quando os indivíduos se reuniam para socializar acontecimentos, lendas e narrativas transmitidas por gerações, a contação de histórias é, como descreve o docente de Língua Portuguesa, João Ricardo dos Santos, uma prática que permite o aprimoramento das habilidades de oralidade e dramatização. “Trata-se de uma arte literária que vai além de simplesmente ler e, ainda, fortalece laços afetivos e sociais”, comenta o educador, justificando seu protagonismo durante o Acampamento de Histórias.
Realizada na última sexta-feira (09), a atividade representou a culminância dos estudos, empreendidos pelos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental, acerca dos gêneros narrativos. Afinal, após resgatar histórias familiares e transformá-las em contos populares, eles, então, seriam partilhados com os seus responsáveis e colegas.
Antes, porém, de apropriarem-se de diferentes estratégias da teatralidade – como fantoches e encenações, a fim de socializar suas próprias narrativas com o público, os educandos ocuparam o papel espectadores e assistiram à dramatização protagonizadas pelos docentes do segmento de ensino.