Transportados para a Idade Média, graças a uma programação inspirada no livro-jogo “O Inimigo Digital – Uma aventura interativa não oficial de Minecraft”, os educandos matriculados do 4º ao 6º Ano do Ensino Fundamental vivenciaram grandes desafios. Afinal, orientados por docentes caracterizados como personagens históricos ou da cultura pop, eles deveriam desvendar enigmas, a fim de conquistar as esmeraldas que os habilitariam a partir para a próxima fase do evento.
A Feira Medieval reservou-lhes, ainda, a surpresa do encontro com o autor da obra adotada, neste ano letivo, como norteadora da construção de saberes.
Surgindo em meio a uma peça encenada pelos educadores, Athos Beuren expressou sua paixão pela escrita e pelo universo dos games – sentimento que o inspirou e motivou a redigir “O Inimigo Digital” . “O meu sonho era criar algo que fosse tão divertido quanto os jogos de videogame, mas em que fosse possível utilizar a imaginação. Por isso, o livro convida o leitor a ser seu personagem principal, fazendo as escolhas necessárias à sequência da narrativa”, relatou.
O convidado também confidenciou aos estudantes quão grande é apelo emocional da literatura sobre ele. “Eu comecei com a ânsia de criar heróis e histórias para vencer os meus próprios medos de infância”, comentou o escritor, que lançou sua primeira obra aos 10 anos, encorajando-os a perseguir aquilo que lhes gera satisfação. “Eu escrevo para me divertir e divertir o meu leitor”, frisou, grato pela recepção que encontrou na Escola Notre Dame Menino Jesus. “Quando encontro todo esse carinho e interesse nas minhas obras, me sinto estimulado a seguir escrevendo e inovando”, concluiu – não sem, antes, incentivar o público a cultivar o hábito de ler.