Entre terça (04) e quarta-feira (05), os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental puderam vivenciar intensos momentos aprendizado, interação e, sobretudo, reflexão. Afinal, reunidos na sede campestre da Rede de Educação Notre Dame, eles participaram de mais uma edição do Acampamento Filosófico – evento, promovido anualmente pelo educandário, que representa uma oportunidade de imersão nos estudos filosóficos, uma vez que possibilita a reflexão e o exercício de princípios da Ética e da Lógica.
Em 2019, foi a releitura em cordel para o clássico “Os Miseráveis” – cuja leitura foi indicada pelo projeto institucional de fomento ao hábito de ler – que contextualizou as reflexões.
Por isso, os educandos debruçaram-se sobre assuntos como a desigualdade social, a depressão, o racismo e a violência contra a mulher, além de debater sobre a importância das regras para a organização de uma sociedade – tema que, como descreve a docente responsável pela iniciativa, Franciele da Rosa, é pertinente ao livro e impacta o dia a dia dos estudantes.
Eles também aprofundaram saberes sobre Ética e Lógica, a partir da exibição do filme “Escritores da Liberdade” – cujo enredo trata de uma escola dividida por raças, onde uma educadora estimula adolescentes com problemas de aprendizagem a acreditar em si mesmos.
Normatizado por regras estipuladas pelos próprios participantes, ainda em sua chegada ao Sítio São Miguel, o Acampamento Filosófico contou também com momentos de lazer e integração, que possibilitaram o convívio pleno entre os colegas, uma vez que eles foram desafiados a não utilizar dispositivos para comunicarem-se com o exterior.