Há um mês, curiosidade, receio e timidez eram alguns dos sentimentos que transpareciam nos olhares que há, apenas, um ou dois dias se encontravam. Com o intuito de atenuá-los e, até mesmo, substituí-los, a Escola Notre Dame Menino Jesus priorizou, nos primeiros dias letivos de 2019, o fomento à integração entre os educandos e entre eles e a equipe pedagógica, visando à adaptação ao contexto escolar. Para isso, conciliou a técnica à criatividade, promovendo dinâmicas de socialização.
As artes, principalmente, foram adotadas como instrumentos. Afinal, também são capazes de mediar a construção de saberes. As crianças que compõem as turmas do Nível I da Educação Infantil, por exemplo, pintaram caixas de papelão, com as próprias mãos, que serão usadas para armazenar brinquedos. Os educandos do Nível II, por sua vez, pintaram telas com os próprios pés, enquanto ouviam à canção “Pé Com Pé” e participaram de atividades com água.
Além das atividades de adaptação escolar, voltadas principalmente à Educação Infantil e aos novos matriculados, a instituição de ensino proporcionou aos estudantes do Ensino Fundamental a participação em aulas experimentais das Atividades Extracurriculares, como a ministrada pela docente Daniela Ferenci aos interessados em artes cênicas.