Foram dias de um silêncio incômodo, porém, na próxima semana, os corredores escolares serão tomados, novamente, pelo burburinho das conversas. Isso porque, entre quarta (13) e quinta-feira (14), os mais de 900 educandos matriculados na Escola Notre Dame Menino Jesus voltam a ocupá-los, dando início ao ano letivo.
Durante ele, além de receber novas oportunidades para construir saberes relevantes à vida, de perceber novos motivos para transformar a realidade por meio do exercício dos valores e de obter novas conquistas pedagógicas e pessoais, as crianças e os adolescentes vão desfrutar de novos ambientes de convívio e aprendizagem e de novas Atividades Extracurriculares.
Ministrados pela Escola de Ciência da Computação para crianças e adolescentes, SuperGeeks, os cursos, agora desmembrados, de Robótica e de Linguagem de Programação vão possibilitar que os educandos desenvolvam habilidades e competências fundamentais ao cidadão do século XXI, tais como capacidade de resolução de problemas, cooperação, criatividade, empreendedorismo, foco e raciocínio lógico, enquanto lhes oportunizará o domínio da tecnologia e a compreensão de conceitos físicos e matemáticos.
Os novos ambientes disponibilizados à comunidade educativa, por sua vez, permitirão a vivência do saber, em sua integralidade. Afinal, enquanto a Cozinha Escolar – voltada, principalmente, às crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I – possibilitará a realização de atividades dirigidas capazes de tornar concreto o conhecimento construído teoricamente, o Espaço Exclusivo de Convivência para Estudantes do Ensino Fundamental II pretende, como explica a diretora escolar, Rosane Werworn, proporcionar a eles, sobretudo, o exercício do protagonismo, enquanto construtores do saber, e das habilidades de relacionamento interpessoal.
Início do Ano Letivo:
Na quarta-feira (13), são os educandos que compõem as turmas do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental que trocarão abraços e sorrisos que denotarão sua alegria pelo reencontro com colegas e educadores ou a disposição em bem acolher os novatos.
Já no dia seguinte, terá início o ano letivo para os diferentes segmentos da Educação Infantil e o 1º Ano do Ensino Fundamental. Antecedendo-o, contudo, os responsáveis pelas crianças participarão, na véspera, de reuniões com as coordenações e os docentes que vão conduzi-las pela aprendizagem.
Tais encontros são realizados com o intuito de orientar os familiares sobre o período de adaptação escolar, de apresentá-los ao cotidiano que será vivenciado pelos educandos e de oportunizar a criação e o estreitamento do vínculo entre as famílias e a equipe pedagógica.