Ainda que o Dia dos Avós seja celebrado em 26 de julho, as crianças matriculadas na Educação Infantil da Escola Notre Dame Menino Jesus já homenagearam os pais dos seus pais.
Ao longo da última semana, elas apresentaram coreografias e recitaram poemas, ensaiados especialmente para a ocasião, como explica a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Caroline Hirt Corrêa. “A homenagem foi embasada em ‘O Livro dos Corações’, escrito por Luciana da Graça, e idealizada a partir de uma construção coletiva, na qual, propusemos aos educandos uma reflexão sobre a importância dos avós”, comenta.
Essa reflexão acerca da extensão dos vínculos familiares justifica-se pela pluralidade de configurações de família, entre as quais, cada vez mais, os idosos estão incluídos, devido ao crescente envelhecimento humano. “Não é apenas o núcleo familiar que proporciona segurança ou transmite sabedoria”, conclui Caroline.
Nesse sentido, a vice-diretora escolar, Irmã Lourdes Urban, também salientou o valor da convivência com os avós, para que a criança aprenda valores fundamentais à vida em sociedade, como o respeito e a integridade. Afinal, justificou, em muitos lares, eles são protagonistas da educação das crianças, devido às jornadas de trabalho enfrentadas pelos seus responsáveis.
Por isso, ao término das apresentações artísticas, os netos convidaram os homenageados a partilhar com eles um momento lúdico, além de ter demonstrado o amor e a gratidão que nutrem por seus avós, através de abraços calorosos e sorrisos fartos.