Desenvolvido com o intuito de fomentar a leitura de mundo, a partir da decodificação dos números e do aprendizado das operações matemáticas básicas, o projeto “Tem Matemática na Caixa e os Saberes de Felpo Filva” foi apresentado aos educandos do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus.
Durante a atividade inaugural, realizada no Espaço Multiuso do educandário, as crianças puderam socializar objetos e alimentos que lhes remetiam às formas geométricas.
Dessa maneira lúdica e significativa, recordaram a narrativa escrita por Eva Furnari, na qual o coelho Felpo Filva troca correspondências com uma leitora que discorda dos seus poemas – uma metáfora acerca do respeito à diversidade, que explora os mais variados tipos textuais.
Afinal, em seu processo de Alfabetização Matemática – aquele no qual se compreende a estrutura dos sistemas decimais -, os estudantes utilizarão a a caixa de jogos, a fim de produzir significado para o conhecimento. “Ela será socializada entre as turmas, a fim de desafiar as crianças a resolverem problemas matemáticos, de forma coletiva. Assim, proporcionará a elas o entendimento de que o raciocínio lógico e as proporções geométricas estão muito presentes no nosso cotidiano”, esclareceu a educadora Vivian Pessolano.