Segundo relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades. Esse dado revela a importância de planejar o seu desenvolvimento e, também, de incluir as crianças nesse processo. Afinal, além de ocupar os espaços urbanos, elas serão, futuramente, cidadãos socialmente atuantes e responsáveis pelo cuidado do local onde viverão.
É, justamente, com o objetivo de possibilitar sua participação na revisão do Plano Diretor do município que a Prefeitura de Passo Fundo está desenvolvendo o Programa Cidade do Amanhã, do qual participam estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental de instituições de ensino públicas e privadas. Entre eles, estão mais de uma centena de educandos da Escola Notre Dame Menino Jesus.
Para que eles conhecessem as diretrizes da iniciativa, na última sexta-feira (10), encontraram-se com representantes do poder público e servidores municipais.
Reunidas no auditório da instituição de ensino, as crianças – que poderão expressar, por meio da confecção de um Mapa Mental, sua perspectiva da cidade – aprofundaram saberes sobre o desenvolvimento de Passo Fundo, graças a palestra ministrada pela secretária Municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert.
Em seguida, o chefe do Núcleo de Educação Ambiental, Wagner Pacheco, ressaltou a importância de preservar o meio ambiente. Por fim, os agentes da Guarda Municipal de Trânsito apresentaram um teatro de fantoches sobre as condutas preventivas que as crianças devem adotar ao circular pelas ruas.