No mês de setembro, o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor divulgou que mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados – cada um deles com, em média, quatro contas vencidas. Tais dados evidenciam a necessidade do planejamento e a importância da Educação Financeira – que, se ensinada desde cedo, previne desperdícios e possíveis endividamentos.
Por isso, as instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame oferecem-na como tema transversal aos conteúdos programáticos. Na Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, os estudantes matriculados no 4º Ano já se familiarizam com os conceitos monetários. Para isso, são realizadas atividades lúdicas, como a simulação das relações de compra e venda em um “mercadinho”.
Durante a sua realização, na quarta-feira (18), os educandos levaram para a instituição de ensino produtos, como livros, bijuterias, brinquedos e, até, alimentos, para que fossem comercializados com dinheiro fictício. Além de negociar, as crianças precisavam tomar nota de tudo aquilo que compraram e venderam, além dos seus respetivos valores. Desse modo, avalia a educadora de Matemática, Vivian Garbini, elas aprendem a valorizar o dinheiro e a não exceder nos gastos. “Isso contribui para que, no futuro, sejam consumidores conscientes”, destaca.