O termo bullying possui origem inglesa e é utilizado, em diversos países, para conceituar comportamentos agressivos, que ocorrem de forma repetitiva e sem justificativa evidente. No Brasil, segundo estudo divulgado em 2015, pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (ABRAPIA), tais agressões são frequentemente identificadas no cotidiano escolar, seja em instituições mantidas pela iniciativa pública ou privada. As consequências para as vítimas, contudo, comumente extrapolam os limites da escola. Afinal, como apresenta a análise, o bullying pode originar problemas psicológicos que perduram por toda a vida.
É com o intuito de conscientizar sua comunidade educativa sobre a gravidade dessa prática e a consequente necessidade de combatê-la que as instituições de ensino Notre Dame promovem, frequentemente, estudos e reflexões sobre o bullying. Os estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, por exemplo, foram desafiados a, ao longo do segundo trimestre letivo, pesquisar sobre as diferentes formas de agressão: emocional, física, verbal e, até mesmo, virtual.
Após terem compreendido, durante aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, quais atitudes configuram bullying, os adolescentes participaram de debates, subsidiados por textos e filmes. A partir das informações e reflexões, em pequenos grupos, eles confeccionaram cartazes, que seriam expostos em diferentes espaços do educandário, e gravaram vídeos informativos.
Com formato jornalístico, os audiovisuais apresentavam entrevistas com psicólogos e coordenadores da instituição de ensino, a fim de investigar como é possível identificar, no dia a dia escolar, situações que podem ser compreendidas como agressão. Além disso, reuniam depoimentos de educandos matriculados em outros segmentos.
Na quarta-feira (23), os vídeos foram exibidos aos colegas.