Despertar sua curiosidade, a fim de promover o engajamento durante as aulas e a fixação do conteúdo: esse foi o objetivo com os qual os estudantes matriculados nas turmas A e B do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus foram desafiados a desenvolver jogos de tabuleiro.
Ao longo das últimas semanas do primeiro semestre letivo, depois de terem estudado os quatro elementos da natureza – água, ar, fogo e terra -, as crianças dividiram-se em grupos, para elaborar os questionamentos sobre eles que, se respondidos corretamente, permitiriam aos competidores avançar pela “Trilha do Conhecimento”. Além, disso pensaram sobre as regras que norteariam a disputa.
Desse modo, como avalia a educadora Cristine Soares, a atividade lúdica motivou os educandos a revisar o conteúdo. “Tanto o processo de criação quanto a experiência de jogo serviram como impulso para que as crianças buscassem aprender mais”, comenta. A docente, ainda, considera que tais competições representam uma estratégia de desenvolvimento integral dos estudantes. “Jogar é sempre um exercício desafiador, que envolve respeito, espera pelo outro e coletividade”, afirma, complementando que, ao disputar uma partida, as crianças descobrem, experimentam e inventam, enquanto sua inteligência e sensibilidade seguem sendo desenvolvidas.
Após terem competido com os colegas, em sala de aula, os educandos levaram os jogos de tabuleiro para casa, onde devem partilhar, divertidamente, os saberes construídos por eles com os familiares.