Mesmo que o recesso escolar estivesse sendo desfrutado, desde quarta-feira (19), pelos estudantes, as dependências da Escola Notre Dame Menino Jesus seguiram sendo preenchidas pelo som das conversas até a sexta-feira (21). Isso porque, nos três dias, seu corpo docente participou de Encontros de Formação Continuada, nos quais vivenciaram atividades de espiritualidade, integração e planejamento para o próximo semestre letivo.
Além disso, os educadores aprofundaram seus conhecimentos sobre iniciativas que podem contribuir com suas práticas pedagógicas, como a “Gamificação” – processo que utiliza recursos de jogos aplicados à educação, com o objetivo de engajar os educandos na resolução de problemas e, consequentemente, melhorar seu aprendizado.
Para que os docentes pudessem compreender as diferentes formas de utilização dos jogos nos processos de ensino e de aprendizagem, eles participaram de momentos de estudo e de debate, nos quais, por exemplo, refletiram sobre jogos analógicos, digitais e híbridos. Eles puderam, ainda, jogar em diferentes plataformas – como Play Station 4, Nintendo Switch, Super NES, Wii U e Xbox.
Por meio desta experiência, como afirma a coordenadora Pedagógica, Taís Loehder, a instituição de ensino pretende habilitá-los a aplicar a lógica dos jogos em suas aulas, a fim de fazer com que os estudantes se sintam mais interessados pelos conteúdos. “Os jogos fazem parte do dia a dia das crianças e dos adolescentes. Por isso, para que os processos de ensino e de aprendizagem sejam eficientes, os educadores precisam saber usar essas ferramentas como suas aliadas”, defende, acrescentando que o próximo passo dessa capacitação será a elaboração de jogos educativos.