07 de junho de 1923: foi nessa data que um grupo de missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame desembarcou em Passo Fundo. Vindas da Alemanha e dos Estados Unidos, elas traziam consigo o sonho de implantar, no Brasil, um serviço educacional que atendesse às necessidades locais.
Dezoito anos depois de terem fundado, no município, o Colégio Notre Dame, as religiosas perceberam que as famílias dos ferroviários que moravam junto à via férrea, na Vila Rodrigues, careciam de acesso à educação. Então, em 1º de julho de 1941, inauguraram, naquela região, a Escola Notre Dame Menino Jesus.
Ao comemorar os 76 anos do educandário, a comunidade educativa passou a festejar, também, os 95 anos da presença Notre Dame no país – celebrados em 2018. Por isso, o Encontro de Formação Continuada de Colaboradores, realizado na sexta-feira (30), motivou os funcionários administrativos, de limpeza e manutenção e de serviços gerais a refletir sobre como contribuem para que a Congregação siga concretizando sua missão educativa.
Em momentos distintos, eles reuniram-se em salas de aula e foram acolhidos pelos questionamentos da psicóloga organizacional da Escola, Valdirene Triches. Desse modo, puderam perceber como os papéis que desempenham são fundamentais para que o educandário atinja a excelência pedagógica e colabore com a construção de um mundo melhor, como tem por objetivo.
Posteriormente, os colaboradores participaram de um momento de espiritualidade, conduzido pela conselheira provincial, Ir. Lourdes Urban. Além de resgatar a história da Congregação, a religiosa estimulou-os a pensar sobre a importância de exercer a liderança, independente das suas funções, e de adotar uma visão abrangente sobre a instituição de ensino. Afinal, todos trabalham de forma interligada e são responsáveis peloo serviço oferecido aos educandos e aos seus responsáveis.
Na mesma ocasião, os convidados receberam o gestor de Comunicação e Marketing da Rede de Educação Notre Dame. Erni da Rosa apresentou-lhes as características do selo comemorativo aos 95 anos de presença das Irmãs no Brasil – que estampa camisetas com as quais foram presenteados, ao final do Encontro.