Projeto pedagógico estimula estudo da disciplina, na Escola Notre Dame Menino Jesus
Dinamizar as aulas, a fim de que as crianças construam conhecimentos com curiosidade e entusiasmo: esses são os objetivos do projeto pedagógico “Tem Matemática na caixa”. Desenvolvido semanalmente, durante as aulas assistidas pelos educandos matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, ele pressupõe que uma caixa decorada e recheada com desafios matemáticos seja levada às suas salas de aula.
Por meio de sorteio, então, os estudantes que estão em dia com os deveres de casa retiram dela uma tarefa ligada ao conteúdo programático do segmento de ensino, que pode ser realizada individualmente ou com o auxílio dos colegas. A partir dos desafios, que vão das questões mais simples até as mais elaboradas, o raciocínio lógico das crianças é estimulado. Além disso, elas são preparadas para reconhecer as variadas situações cotidianas em que os conhecimentos acerca da disciplina são aplicados, como destaca a educadora Vivian Pessolano. “Precisamos da Matemática para ir ao supermercado, para saber tempo que temos para a realização de nossas tarefas… Essa é uma compreensão que o projeto incentiva”, comenta. “De forma descontraída, ele, ainda, possibilita que as crianças assimilem o que aprendem em sala de aula e estimula-as a estudar cada vez mais”, complementa a docente.