Entre os dias 20 e 27 de maio, Passo Fundo foi sede do II Congresso Internacional de Folclore – evento promovido pela Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e do seu Grupo de Danças Folclóricas. Além de palestras, oficinas e espetáculos, todos protagonizados por grupos vindos da Argentina, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, do México, da Polônia e do Peru, a programação do Congresso incluiu visitas dos dançarinos a instituições de ensino.
Uma delas aconteceu na sexta-feira (26), quando a Escola Notre Dame Menino Jesus recebeu costa-riquenhos e peruanos. Reunidos no auditório da instituição de ensino, a partir das 14h, eles apresentaram aos estudantes matriculados no Ensino Fundamental I e no Nível III da Educação Infantil as danças típicas dos seus países de origem. Além disso, contaram às crianças sobre as comidas típicas, o clima e os pontos turísticos de suas nações.
Na ocasião, os educandos matriculados nas Atividades Extracurriculares de Dança Gaúcha e Dança Moderna também subiram ao palco, para apresentar aos visitantes e aos colegas algumas das coreografias aprendidas e exercitadas em aulas semanais.