O que eu estou fazendo para preservar a vida do bioma ao qual pertenço? A pergunta motivou as reflexões da aula inaugural de Educação para o Pensar, assistida pelos estudantes matriculados no 1º Ano A do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus.
Na quarta-feira (22), reunidos em sala de aula, eles aprenderam o significado da palavra bioma, antes de, desafiados pela educadora Ana Lúcia Vieira, pensar sobre como poderiam atuar em prol do cuidado com a vida. A partir das suas reflexões, as crianças concluíram que alimentar os animais abrigados por Organizações Não Governamentais seria uma atitude que poderiam adotar. Por isso, assumiram o compromisso de, ao longo das próximas semanas, arrecadar donativos em benefício de tais instituições e de sensibilizar seus familiares e demais pessoas do seu círculo de convívio acerca da causa.
Desse modo, além de aprofundar a reflexão acerca do tema da Campanha da Fraternidade de 2017 – “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”-, o momento contextualizou o primeiro contato com a novela filosófica “O meu quintal”. Escrita por Silvio Wonsovicz e adotada pelo segmento de ensino como obra norteadora dos estudos da disciplina, ela busca estimular nos educandos a capacidade de questionar e de investigar, contribuindo com os processos de alfabetização e de autoconhecimento.
Educação para o Pensar
A Educação para o Pensar é uma postura pedagógica adotada pela Rede de Educação Notre Dame há mais de 20 anos, com o intuito de colaborar com a formação de cidadãos competentes em solucionar problemas e encontrar saídas criativas e éticas, nos diversos contextos em que vivem. Por isso, ainda durante a infância, os educandos são estimulados a refletir, num contexto lúdico, sobre condutas e valores.