No ano em que se comemora o 75º aniversário da Escola Notre Dame Menino Jesus – instituição de ensino fundada para atender às famílias de ferroviários que viviam na Vila Rodrigues -, seus estudantes, educadores, funcionários e gestores tornaram-se autores.
Isso porque, em dezembro, como marco do encerramento das comemorações alusivas ao jubileu, foi lançada a obra “Conta que eu reconto!”. Ela reúne releituras, em diferentes linguagens, de obras literárias, obras de arte e canções, cujos originais são textos aprofundados, ao longo do ano letivo e pelos diferentes segmentos da comunidade educativa, a partir do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável” – desenvolvido, há quatro anos, com o intuito de estimular a leitura e a socialização periódica de narrativas.
Para isso, explica uma das organizadoras da publicação, Elenice Mezzomo, cada grupo envolveu-se com a leitura e a compreensão de um texto. “Em seguida, foram realizadas pesquisas sobre o que são releituras e, por fim, elas foram produzidas, com características e estilos próprios dos seus autores”, descreve.
Desse modo, o livro – produzido por mais de mil pessoas, desafiadas a exercitar suas habilidades de leitura e de escrita -, encerra um ciclo festivo, no qual é enaltecida a gratidão àqueles que ajudam, diariamente, a construir a história da instituição de ensino, conforme destaca a diretora escolar, Rosane Werworn. “No ano em que a Escola Notre Dame Menino Jesus comemora seu jubileu de 75 anos, é uma grande alegria e satisfação apresentar à nossa comunidade uma obra literária que é produção daqueles que aqui estudam, trabalham, crescem, empreendem e fazem do nosso ambiente escolar um lugar de oportunidades para imaginar e fazer um mundo melhor”, afirma.
Todos os autores foram presenteados, durante a última semana letiva, com um exemplar “Conta que eu reconto!”. A obra também está à venda na Secretaria Escolar.