Estudantes da Educação Infantil, orientados por educadora física, brincaram e exercitaram-se no Dia do Desafio
O ato de brincar é o que caracteriza a infância, pois, além de divertir e entreter, é através dele que as crianças compreendem melhor o mundo no qual estão inseridas e desenvolvem e constroem o conhecimento. Afinal, a ludicidade estimula a solução problemas, através da sua representação no imaginário, permitindo-as avaliar as situações propostas e elaborar hipóteses. Além de ser indispensável para o desenvolvimento das atividades cognitivas, as brincadeiras também têm papel fundamental na sociabilidade e afetividade infantil. Através da interação necessária em determinadas brincadeiras, as crianças conhecem e reconhecem os seus semelhantes e aprendam a conviver em sociedade, exercitando valores e posturas que privilegiam a harmonia, a justiça e o respeito.
Tais benefícios são, inclusive, assegurados aos pequenos brasileiros pela constituição, uma vez que, para eles, o ato de brincar é um direito fundamental. Contudo, para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância das brincadeiras nesse período da vida, além de alertar para o impacto das consequências de se despender pouco tempo para elas, realiza-se a Semana Mundial do Brincar. Promovida pela Aliança pela Infância, em parceria com dezenas de outras organizações, em 2015, a programação – que inclui brincadeiras, palestras, debates e mobilizações políticas em ambientes públicos – se desenvolveu entre os dias 24 e 30 de maio.
Na Escola Notre Dame Menino Jesus, onde os conteúdos programáticos da Educação Infantil são norteados pelas atividades lúdicas – ou seja os temas estudados em cada uma das Áreas do Conhecimento, pelos estudantes com idade entre dois e cinco anos, são abordados através de brincadeiras, jogos, encenações, cantigas, danças, produções plásticas e outros -, a Semana Mundial do Brincar foi vivenciada com alegria e movimento.
Os momentos de brincar dos estudantes matriculados na Educação Infantil foram intensificados e, durante o Dia do Desafio (27), as turmas de Nível II e III foram orientadas pela educadora física e coordenadora educacional dos segmentos, Heloísa Simoni a movimentarem-se.
Durante a atividade física, composta por alongamento e danças, que integrou as duas campanhas de conscientização, com descontração e sorrisos, Heloísa destacava o papel do brincar, entre as crianças e educadoras. “É através das brincadeiras que vocês se expressam, aprendem e desenvolvem habilidades”, explica e defende a coordenadora para que eles estejam cientes do seu direito e dos benefícios que ele assegura para o seu desenvolvimento.