A fim de dar sequência ao aprimoramento humano e profissional proporcionado, periodicamente, pelas instituições de ensino Notre Dame aos seus funcionários e gestores, a Escola Notre Dame Menino Jesus realizou, na quinta-feira (27), mais uma edição do Encontro de Formação Continuada de Colaboradores. Realizadas mensalmente, essas atividades aprofundam o conhecimento, de forma teórica e prática, sobre as dez competências esperadas dos colaboradores Notre Dame – elencadas em consonância com as constituições da mantenedora da Rede de Educação, a Congregação de Nossa Senhora, e os valores cristãos.
Em maio, os funcionários foram acolhidos pela agente de pastoral da instituição de ensino, Ir. Maria Diva Scottá, e pela psicóloga organizacional, Valdirene Trichês, para vivenciar um momento de reflexão sobre a história de Santa Júlia Billiart. Após oração para aquela que é a mãe espiritual da Congregação, os colaboradores participaram de dinâmicas, nas quais exercitaram as competências de organização e visão sistêmica.
Divididos em grupos, eles montaram quebra-cabeças, numa alusão à necessidade de enxergar a instituição como um todo, a fim de manter o seu bom funcionamento. Os colaboradores ainda foram envolvidos na dinâmica dos nove pontos, que evidencia a necessidade de ser criativo e contribuir para o crescimento da instituição: para ter êxito na atividade, eles precisavam ligar nove pontos, através de quatro retas, com o objetivo de refletir sobre a tendência de ficar dentro dos margens que limitam o pensamento e a criatividade.
Essas dinâmicas, de acordo com a psicóloga, objetivaram estimular os colaboradores a estabelecer prioridades e otimizar procedimentos, em favor da eficácia. Além disso, incentivaram-nos a buscar compreender o todo da Escola, a partir da identificação das suas “partes”, percebendo a interação e interferência de uma sobre as demais.