Qual é o meu lugar no mundo? O que eu posso fazer para tornar melhores os ambientes que frequento e a sociedade? Essas e outras perguntas instigaram os estudantes matriculados no 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, ao longo das últimas duas semanas, enquanto participavam da “Gincana Filosófica”.
A atividade lúdica, realizada durante as aulas de Filosofia, objetivou apresentar o conteúdo programático da disciplina de forma diferenciada e estimulante, a fim de contribuir com o exercício do pensamento reflexivo entre os educandos, conforme destaca a docente, Franciele Nunes da Rosa.
Por isso, ao longo da disputa, eles foram estimulados a resolver conflitos éticos e lógicos relacionados a situações que vivenciam em seu cotidiano. Além disso, para responder as questões que motivaram as atividades, foram desafiados a promover ações sociais. Separados por equipes, eles arrecadaram alimentos não perecíveis e roupas, que foram doados ao Projeto TransformAção em Arte – programa que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, com sede na Vila Popular, em Passo Fundo.
Além disso, desenvolveram uma série de ações na própria instituição de ensino. Um dos grupos presenteou a equipe de limpeza e manutenção com uma cesta com alimentos para o café da manhã, agradecendo pelo cuidado e carinho com que realizam seu trabalho diário, enquanto outro decorou a sala dos professores com balões e recados de agradecimento pela excelência com que os educadores desempenham sua função. As equipes ainda colaram recados nos corredores do educandário, convidando os demais estudantes a pensar sobre uma sociedade de paz e, por meio de mural, questionaram a comunidade educativa sobre como melhorar a instituição de ensino.