Você sabia que no Quênia também se comem panquecas, ou vikaimati, que é o nome delas na língua local? Pois é, justamente, esse prato que Mama Panya resolve fazer de jantar, para a alegria de seu filho, Adika. Juntos, eles vão ao mercado comprar os ingredientes que faltam para a receita. No caminho, conversam sobre a vida cotidiana, os animais e a cultura de seu vilarejo, localizado na costa leste da África.
A história, narrada na obra “As panquecas de Mama Panya”, escrita por Richard e Mary Chamberlin, dá base para as atividades que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre letivo, com os estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus. Por meio dela, os educandos serão envolvidos em atividades multidisciplinares, a fim de estudar o conteúdo programático do segmento: as etnias.
Exemplo disso, foi a ação realizada na quinta-feira (15), quando, reunidos no espaço multiuso da instituição de ensino, os estudantes rechearam panquecas, preparadas pelas educadoras. Antes disso, contudo, eles estudaram em sala de aula – nas disciplinas de História e Geografia -, as características culturais do Quênia, país que é pano de fundo da obra literária, além de aprenderem, nas aulas de Língua Inglesa, sobre a origem do prato e as especificidades da receita em cada país em que ela é consumida.