Uma semana recheada de ritmos, brincadeiras e sabores tradicionais: assim foi a que antecedeu o Dia do Gaúcho – festejo que remonta ao 20 de setembro de 1835, data em que foi iniciada a Revolução Farroupilha –, no Colégio Notre Dame e na Escola Notre Dame Menino Jesus.
Entre os dias 12 e 19, os estudantes matriculados em todos os segmentos de ensino oferecidos pelas instituições puderam substituir os uniformes pelo colorido dos lenços, das rendas e das fitas que compõem a pilcha, além de ter participado de uma série de atividades diferenciadas, organizadas pelas coordenações e direções escolares, a fim de cultuar o tradicionalismo.
Cafés de chaleira, mateadas, brincadeiras antigas, oficinas para aprender a fazer chimarrão, declamações, apresentações de danças típicas e visitas ao Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda integraram a extensa programação, que resgatou o folclore e aprofundou os estudos sobre a cultura e a história rio-grandense.
Além disso, os estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame receberam a vista da Primeira Prenda Juvenil do Departamento Tradicionalista do Simpasso, Eduarda Franklin. Ela conversou com os educandos sobre a história do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), destacando seus princípios e valores.
Já, os estudantes matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I da Escola Notre Dame Menino Jesus puderam prestigiar apresentações do grupo “Eu sou do Sul” – formado por estudantes do educandário inscritos na atividade extracurricular de Danças Gaúchas. Reunidos no auditório da instituição de ensino, na segunda-feira (19), eles assistiram a coreografias de danças tradicionais, como a “Dança do Pezinho”, “Maçanico” e “Caranguejo”.