Escola Notre Dame Menino Jesus realizou exposição sobre a gastronomia árabe
As aulas de segunda-feira (18), na Escola Notre Dame Menino Jesus, foram temperadas pelo sabor do conhecimento. Isso porque os estudantes de 7º Ano do Ensino Fundamental, desafiados a pesquisar a cultura árabe e preparar pratos originários de seus países, promoveram uma exposição cultural com degustação de sabores típicos.
Depois de assistirem a uma palestra, no início do mês, na qual dois imigrantes árabes relataram detalhes da cultura e dos costumes dos seus povos, os estudantes foram divididos em grupos, em suas respectivas turmas, para que realizassem uma pesquisa multidisciplinar. Nela, aprenderam sobre as regiões ocupadas por esse povo, as roupas e os acessórios da sua tradição, além de terem buscado por receitas típicas. Foram elas que orientaram o preparo dos pratos e das bebidas que foram expostos.
A atividade foi motivada pela leitura de “As Mil e Uma Noites”, um clássico da literatura árabe adaptado para pela escritora Julieta Godoy Ladeira, realizada ao longo dos primeiros meses letivos, pelos estudantes do 7º Ano. Extrapolando o objetivo do projeto de formação de leitores “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”, do qual a indicação da obra fazia parte, o contato com ela aguçou a curiosidade pela cultura pouco conhecida e tão diversa.
Por isso, a tarefa multidisciplinar, de acordo com uma das suas idealizadoras, a educadora Maria Cecília Marques, é uma forma de evidenciar como a leitura pode ser o ponto de partida para a busca pelo conhecimento, inclusive sobre outras culturas. A mostra, além de valorizar o empenho dos pesquisadores, ainda compartilhou, de forma prática e com toda a comunidade educativa, essa constatação.