Um passeio imaginário – realizado por meio de pesquisas, fotografias e obras de arte – que percorreu o município que os acolhe: essa foi a forma como os estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus estão celebrando o aniversário da emancipação político-administrativa de Passo Fundo.
Depois de terem estudado a história do município, os estudantes matriculados no 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola, por exemplo, desenvolveram atividades artísticas: desenhos e pinturas nos quais representavam os pontos turísticos da cidade ou textos nos quais foram relatados os lugares considerados como os mais bonitos de Passo Fundo, pelos seus pequenos autores. Os estudantes que compõem as turmas do Nível I da Educação Infantil, por sua vez, foram apresentados à artista plástica passo-fundense, Miriam Postal. Depois de conhecer sua trajetória profissional e apreciar algumas de suas obras, eles produziram releituras da tela “Nosso amigo São Francisco”, na qual o santo abençoa crianças e animais.
Já, no Colégio Notre Dame, os fatos e as lendas que marcaram a história do município, desde a sua fundação até os dias atuais, foram descobertos pelos educandos matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental, ainda antes do recesso escolar. Por isso, além de descanso e diversão, os dias em que estiveram distantes das classes escolares foram dedicados a passeios por pontos culturais e históricos de Passo Fundo, nos quais deveriam buscar inspiração para, com o auxílio dos familiares, confeccionar maquetes dos espaços. As representações em escala da Biblioteca e do Teatro Municipal, das igrejas e dos monumentos, além das praças e parques, foram expostas para apreciação da comunidade educativa, na sexta-feira (05). No Espaço Multiuso da instituição de ensino, elas foram acompanhadas pelos esclarecimentos das crianças que as construíram, fosse por meio de apresentações orais, ou de textos explicativos, escritos por elas mesmas, a partir de pesquisas.
Durante a próxima semana, outras atividades em comemoração ao aniversário de Passo Fundo ainda serão realizadas.