Estimular o hábito e o gosto pela leitura além dos limites da instituição de ensino: foi com esse objetivo que a Escola Notre Dame Menino Jesus lançou, na quinta-feira (07), o projeto “Corrente da Leitura”. Reunidos no auditório da escola, os estudantes de 5º a 8º Ano do Ensino Fundamental, que serão os protagonistas do programa, foram apresentados à ideia e receberam as instruções de como iniciar as atividades.
Inspirado em uma iniciativa internacional conhecida como BookCrossing, o projeto deseja estimular a troca gratuita de livros dos mais variados gêneros e estilos, em diversos locais públicos de Passo Fundo, incentivando a prática da leitura. A iniciativa deve movimentar o mundo literário e fazer novos leitores na Capital Brasileira da Literatura.
A partir do próximo dia 22, os estudantes deixarão os livros arrecadados através de doações em um local público para que possam ser utilizados por outras pessoas. Pode ser no banco da praça, na lanchonete, no orelhão, no cinema, no pátio do colégio, no ônibus.Ou seja, em qualquer lugar onde o livro encontre um novo leitor. Aquele que encontrar um livro passará a fazer parte da “Corrente da Leitura” e receberá orientações sobre o projeto através de um bilhete, que será colado na contracapa do exemplar.
“Quem encontrar alguma dessas obras, pode levá-la para ler e, depois de concluir a leitura, deixá-la novamente em outro local público para, assim, ampliar a corrente”, orienta a educadora responsável pela disciplina de Artes e coordenadora do projeto, Aline Mattos. Ela enfatiza que o “empréstimo informal” é a essência da iniciativa.
Além disso, no bilhete, os participantes receberão outras orientações, conforme destaca a educadora de Língua Portuguesa e também idealizadora do projeto, Maria Cecília Marques. “Eles serão convidados para que também façam a doação de livros, deixando-os em qualquer local público de fácil acesso, para que mais pessoas tenham condições de ler”, destaca.
Os leitores que encontrarem os livros poderão acessar o site da Escola Notre Dame Menino Jesus, no portal notredame.org.br e, em uma área específica, comentar qual a obra encontrada e o que acharam da iniciativa.