Projeto da Educação Infantil conquista “Prêmio Árvore 2024” de boas práticas leitoras
4 de novembro de 2024 Notícias, Portal

Iniciativa premiada integra as famílias ao ambiente escolar, fortalecendo o processo de leitura das crianças

Entre os meses de abril e setembro deste ano, a equipe pedagógica da Árvore de Livros – plataforma de leitura digital adotada pela Rede de Educação Notre Dame –  acompanhou o engajamento das suas instituições de ensino parceiras e o potencial leitor dos educandos dentro da plataforma, a qual se dedica a fortalecer a formação de novos leitores em todo o País. Nesta análise, o projeto pedagógico “Maleta Literária”, desenvolvido na Escola Notre Dame Menino Jesus e inscrito no programa “Semeadores de Leitura” pela educadora Andreia Foss, foi destacado como um exemplo de boas práticas na promoção da leitura, conquistando o Prêmio Árvore 2024.

A iniciativa em destaque foi elaborada no ano letivo de 2023, pelas educadoras da Pré-escola II da Educação Infantil, com o objetivo de envolver as famílias no processo de leitura dos estudantes.  Além de estimular o gosto e o hábito leitor, a proposta também desperta a criatividade, desafiando as crianças e suas famílias a escolherem uma obra do acervo digital da plataforma para realizar, em sala de aula, uma contação de história aos colegas de turma dos filhos.

A fim de promover a socialização desta prática, a educadora Andreia Foss participou do “Painel de Semeadores 2024”, na última semana de outubro. Durante o evento on-line, ela partilhou detalhes do projeto com professores de outras instituições brasileiras, destacando o engajamento dos pais. “A atividade teve a adesão de 100% das famílias da etapa de ensino, que se dedicaram à escolha de diferentes elementos e recursos para a contextualização das narrativas”, enfatizou a docente, detalhando, ainda, que muitos levaram seus animais de estimação para participar do momento, atuando como personagens das histórias, como cães e coelhos, por exemplo.

Sendo um elemento essencial para a formação integral das crianças, a contação de histórias é uma ação lúdica e literária habitual na rotina educativa dos discentes, além de ser uma ferramenta de encantamento e aprimoramento socioemocional. “Durante cada encontro, foi possível perceber o fortalecimento dos laços afetivos e o quanto esse vínculo família-escola é importante para o desenvolvimento do estudante”, concluiu a educadora.

Ao final da iniciativa, será realizada uma exposição nos corredores da Educação Infantil, onde estarão em destaque os registros das obras criadas pelas crianças. Esse trabalho permitirá que todos apreciem o resultado do processo criativo dos pequenos, promovendo um espaço inspirador e de difusão de boas práticas educacionais.

  • Escola Notre Dame Menino Jesus