Chama Crioula é recepcionada pela comunidade educativa da Escola Notre Dame Menino Jesus
19 de setembro de 2024 Notícias

Instituição de ensino recebeu, pela primeira vez, uma centelha do símbolo oficial do Rio Grande do Sul

Marco inicial do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o qual foi principiado há quase oito décadas, com o intuito de contribuir com a preservação, o resgate e o desenvolvimento da cultura sul-rio-grandense, a Chama Crioula é acesa anteriormente à Semana Farroupilha, percorrendo o Estado enquanto as particularidades do seu povo são celebradas. Conduzido pelos Cavaleiros do Planalto Médio nos diferentes municípios que integram a Sétima Região Tradicionalista, esse símbolo do Rio Grande do Sul foi acolhido festivamente, na manhã de quarta-feira (18), pela comunidade educativa da Escola Notre Dame Menino Jesus.

A recepção à centelha, protagonizada por educandos e educadores que, desde 12 de setembro, vivenciavam uma intensa programação voltada à história e aos costumes gaúchos, foi envolta por ineditismo. Afinal, em mais de 20 anos, essa foi a primeira vez que o percurso dos cavalarianos, iniciado a 537 quilômetros de Passo Fundo, incluiu a instituição de ensino. Tal momento, conforme a diretora escolar, Cátia Teixeira Sauer, enfatizou a importância da colaboração e da união que tanto caracterizam a população do Rio Grande do Sul. “Receber essa Chama acende na comunidade educativa o sentimento de pertencimento à nossa cultura e tradição, despertando nos estudantes, desde as crianças da Educação Infantil até os adolescentes concluintes do Ensino Fundamental, a importância dos nossos valores”, destacou.

Prestigiando a festividade, o primeiro Patrão dos Cavaleiros do Planalto Médio, Luiz Irajá Ferraz, testemunhou, na companhia do diretor da Atitus Educação, Luiz Ronaldo de Oliveira, do diretor do Instituto de Teologia e Pastoral, Padre Ivanir Rampon, e do Major da Brigada Militar, Jeferson Miguel da Silva, quão orgulhosamente os coralistas do educandário entoavam o Hino do Rio-grandense à medida que a bandeira do Estado era hasteada.

Preservada em um candeeiro posto junto ao “Rancho Menino Jesus”, a Chama Crioula permaneceu na instituição, onde estudantes asseguram que o símbolo gaúcho permaneceria intacto. Já no entardecer, a comunidade educativa tornou a reunir-se, participando do ato de arriamento das bandeiras e a extinção do fogo.

Semana Farroupilha

Motivada pelo Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, uma programação temática possibilitou  que os educandos Notre Dame aprofundassem, por meio de aulas expositivas e palestras, seu entendimento acerca da história sul-rio-grandense. Além disso, oportunizou uma imersão no tradicionalismo a partir de apresentações de invernadas, músicos e declamadores.

A Semana Farroupilha também contemplou atividades pedagógicas adequadas às diferentes etapas de ensino, bem como a confraternização, em bailinhos, Cafés de Chaleira e mateadas.

Acesse a galeria:

  • Escola Notre Dame Menino Jesus